Ahlan wa sahlan Marhaba, WELCOME!

O Makanny

Um dos passeios favoritos dos nativos dos Emirados Árabes Unidos é passear no deserto durante os meses de inverno, aproveitar o tempo de lazer com a família e amigos contemplando a natureza e a paz que as dunas e o pôr do sol trazem especialmente nessa época do ano.

¨O meu cantinho¨ ou Makanny em Árabe, é exatamente isso, um lugar aconchegante onde eu e minha família passamos nossos dias de lazer no inverno, sempre com a hospitalidade árabe recebemos nossos amigos e familiares com muito carinho, chá tradicional, tâmaras e um delicioso jantar para contemplar a beleza e magia desse cenário.

Como o grupo de amigos foi crescendo ao longo dos anos e sempre com muita curiosidade sobre a cultura árabe e sobre minha experiência nos Emirados Árabes, fui incentivada a abrir minha casa para receber os amigos dos amigos, turistas e até mesmo residentes que queiram conhecer mais sobre as tradições desse país que me acolheu há muitos anos, as curiosidades e os contrastes entre a modernidade de Dubai e a força com que a tradição é respeitada e passada de geração a geração.

O Makanny recebe os brasileiros que tem interesse em conhecer mais da cultura árabe, das curiosidades e das tradições, vamos conversar sobre casamento, vestimenta, o uso do nikab, abaya e hijab, através de novo conceito de turismo cultural local. Aqui, todos são recebidos em português, em um ambiente extremamente agradável como em um encontro entre amigos.

Galeria

Ahlan wa sahlan Marhaba, seja bem-vindo!

Sobre a Jamile!
Brasileira, morando a mais de 26 anos nos Emirados Árabes Unidos, casada com um Emirati (nativo) e mãe de 6 filhos nascidos e criados nas terras dos Sheikhs, apaixonada pela cultura árabe e por receber bem as pessoas em minha casa, compartilho as experiências de convívio com as famílias locais. As diferenças entre a cultura brasileira e emirati já fazem parte do meu dia a dia.

Nesses 26 anos o forte convívio com brasileiros e árabes trouxe uma bagagem de inúmeras historias, aventuras, conhecimento e curiosidades. Convivendo no coração de uma família local, tenho privilegiado acesso as tradições e costumes cultivados desde a era dos beduínos e acompanhei de perto parte do crescimento desse pais.

Assuntos como casamento, vestimenta, uso de incenso, perfumes e tantas outras peculiaridades e costumes já estão agregados a minha rotina e são apresentados com conhecimento impar aos amigos que sempre querem saber mais sobre essa cultura tão mística e rica através de um bate-papo bem informal e uma hospitalidade única.

Mais sobre Jamile

Programas

No Makanny você encontrará os ícones da tradição árabe que irão tornar sua visita ainda mais enriquecedora, todos os detalhes pensados com muito carinho para que todos tenham um contato único com os costumes locais.

Recepção à moda árabe

Tradicionalmente as famílias locais recebem suas visitas com uma perfeita combinação de tâmaras, lqaimat e café árabe (gahwa), uma maneira acolhedora característica da hospitalidade árabe.

Henna

A henna é muito conhecida nos países árabes e utilizada pelas mulheres como ornamento, principalmente em ocasiões especiais como casamento, noivado e festas.

Jantar a moda local

Apesar da modernidade dos Emirados Árabes Unidos, as refeições ainda são realizadas na maioria das famílias seguindo os costumes dos beduínos, com as bandejas no chão.

Vestimenta árabe

Os visitantes são convidados a se vestirem com as roupas locais e registrarem esse momento. Os homens usam Kandoura, feita de tecido leve, largo e frescos, ate a altura do tornozelo, para completar o traje, cobrem a cabeça com a gahfiya e o ogal. As mulheres usam a abaya e a sheila (chamado também de hijab), uma vestimenta modesta que cobre os contornos do corpo.

Passeio de camelo

Ha anos atrás os camelos eram a principal fonte de renda, alimentação e transporte da comunidade local, a carne e o leite eram destinados ao próprio sustento enquanto que o couro era transformado em vestimenta e calcado, atualmente, a corrida de camelo é

Perfumes e Insenso

Culturalmente os Emiratis valorizam muito o uso de perfume e de incensos que são utilizados para perfumar roupas e ambientes. Diferentes incensos são usados para perfumar as roupas e perfumes de óleo artesanais para o corpo.

The Now

Contate-nos

Operating days:
Dias de funcionamento: Sabados, Segunda e Quarta-feira.
Meses de funcionamento: Novembro a Maio.
Início: 5pm
Término: 8pm

Thank you!

Loading...